sábado, 12 de novembro de 2011

Medicação oral e dignidade....

Olá pessoal,
 Olhem só que noticia boa... O remédio oral para controle de surtos de portadores de esclerose múltipla já está sendo comercializado no Brasil. Melhor ainda seria dizer que ele está sendo disponibilizado pela farmácia de medicamentos de alto custo do SUS, já que custa por volta de R$ 7.000,00 por mês, o valor aproximado do injetável. Em um custo de vida tão alto como o do Brasil eu me pergunto: Quem teria dinheiro para isso?!? Talvez 0,000001% da população. Rsrsrs Fiquei pensando nisso e na luta da minha categoria (professor de educação infantil) para ter um salário mais justo e condizente com a nossa formação e realmente penso que infelizmente não temos dignidade... Dignidade que nos permita viver com a honestidade de um trabalhador que vive do seu salário e que tem suas necessidade BÁSICAS de saúde, moradia, alimentação, lazer atendidas. E MUITOS trabalhadores do nosso país estão incluídos nessa reflexão. Seria cômico se não fosse trágico. Mas chega de blá, blá, blá e vamos à reportagem sobre a medicação oral. 
Medicação oral para esclerose múltipla
Antes condenados a injeções diárias, os pacientes de esclerose múltipla agora dispõem de uma opção de tratamento oral no Brasil. A novidade é significativa não só pela praticidade do comprimido, mas também porque o novo remédio, fingolimode, mostrou eficácia 52% superior na diminuição dos surtos provocados pela doença em relação aos tratamentos anteriores.
A opção oral também pode facilitar a adesão ao tratamento. Estima-se que até 50% dos pacientes tenham dificuldades na aplicação das injeções. O novo remédio, que foi desenvolvido pela Novartis e tem o nome comercial de Gilenya, foi lançado ontem e já chegou às farmácias, mas não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
O tratamento mensal com a nova droga custa R$ 7 mil, valor similar ao de outros tratamentos anteriores. A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que leva o paciente a perderprogressivamente as funções neurológicas. Os principais sintomas são: cansaço crônico, dificuldade de locomoção e desequilíbrio, alterações na visão.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

3 comentários:

  1. Oi tudo bem? Vi seu comentário no blog da Leila Sassaki e queria saber se conseguiu comprar teu livro Tilda...acabei de cancelar minha compra pq não tem previsão de qdo vai chegar, tô chateada demais...snif...queria saber se conseguiu ou se está na mesma situação que eu.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariane, Eu comprei sim, mas ainda tô ensaiando para executar os modelos. Mas é tudo lindo. A Saraiva me enviou um e-mail recentemente com outros livros Tilda (não tão baratos quanto aquele), mas por enquanto só tenho aquele.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Drika, a luta dos professores parece a "história sem fim" nesse pais também sem fins para a educação, tem que amar muito...
    já a notícia do remédio, embora com o preço exorbitante graças a Deus o SUS está fornecendo. Fico feliz por isso!

    Obrigada pelo carinho e um beijinho pra ti!

    Su.

    ResponderExcluir