terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia de índio???

Olá,

Sim eu sei que "o dia do índio" é em abril e nós estamos em outubro, mas como disse no post anterior que não podemos nos calar diante das injustiças do mundo aqui estou para relatar algumas coisas que tenho vivenciado sobre os índios.


Na infância era encantado pela cultura indígena, amava o modo deles se relacionarem com a natureza, o amor pela vida e o respeito que eles demonstravam por tudo que os cercavam. Quando adulta, na faculdade, tive conhecimento de práticas e pudemos conversar com eles e saber alguns de seus anseios e medos com a "Pedagogia Indígena" que busca proporcionar ao índio instrumentos para que ele mesmo possa orientar a educação dentro da aldeia, preservando sua língua e sua cultura. Atualmente estou participando de uma formação em cultura indígena com uma pessoa que viveu 4 anos em uma tribo do Alto Xingu e que tem muitas experiências para contar...



Há poucos dias atrás pelo Facebook fomos bombardeados com péssimas notícias da tribo Guarani-Kaiowá que mantém atualmente altos índices de suicídio devido à apropriação de terras, lutas com madeireiros, falta de perspectiva de vida. É muito triste o que ainda acontece com os indios do Brasil que continuam sendo desrespeitados em sua condição de cidadãos brasileiros e donos dessa terra que foi ocupada pelos ocidentais e que só tem restringido cada vez mais seus direitos e seu espaço. É preciso denunciar o genocídio que continua ocorrendo com as tribos indígenas do Brasil.




Não quero ser paternalista, mas apesar de inúmeros protestos e mais de 600.000 assinaturas coletadas, o governo iniciou a evacuação da região amazônica de Mato Grosso para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Um total de 400.000 hectares de floresta inundado e para que??? Afinal estamos em pleno século XXI, o século da informação e também da preservação ambiental. O que justifica a destruição e o extermínio de milhares de espécies animais e vegetais, além das comunidades indígenas e locais??? Com o surgimento de tantas alternativas de geração de energia seguras e ambientalmente corretas. Qual a necessidade do governo optar por uma usina hidrelétrica? 

Em meio a tudo isso ouvi neste fim de semana um intolerante, ignorante de pensamentos, apesar de ser uma pessoa que tem formação acadêmica, dizer que "índio não serve para nada". E aí eu me pergunto: e os não-índios para que servem? Para matar, se drogar, se prostituir e odiar uns aos outros?

Precisamos amar mais as pessoas, a vida, e esses são valores perpetuados na cultura indígena. "Todo mundo quer deixar um mundo melhor para os filhos, mas quando iremos deixar filhos melhores para o mundo???"  Esse pensamento vem dialogar diretamente com a educação. Nós formadores de opinião precisamos então nos posicionar sobre o que queremos para o futuro. Será o fim da espécie humana? Em meio à guerra, a intolerância nos mataremos até o fim?



2 comentários:

  1. Concordo com vc! A cultura indigena tem que ter respeito!

    ResponderExcluir
  2. Ah, prima...Como dizia Renato Russo : "É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ..." BJS

    ResponderExcluir