sábado, 4 de abril de 2015

Bonecas... questão de gênero?

Olá pessoal, 

Estou aqui para mostrar as últimas bonecas criadas no ateliê:

...  sapatinhos pintados à mão. Parece tão "comportada"... rsrsrs

Já foi testada com deliciosos abraços e adotada...

... com cabelinho removível para agradar as crianças com câncer.

brincando de sereia...

... essa adora grandes flores no cabelo.


Eu adoro fazer bonecas e fico pensando em como elas agregam questões que podem ser discutidas com as crianças e reflexões que perpassam por nossa mente. Questões de raça (etnia) gênero etc.

Como sou professora e pedagoga, sempre penso nas contribuições que um objeto pode trazer para o universo infantil. A boneca(o) irá atuar como representante de uma identidade. Por isso é importante a variedade de cores, estilos, personagens. Cabelos com diferentes penteados, roupas de diferentes modelos e estilos. E bonecas sorrindo e tbm as mais "sérias" porque nem sempre as coisas estão tão boas assim...

Falaremos mais sobre a importância das bonecas para as crianças. Gostei da reflexão abaixo sobre a questão de gênero e as bonecas. Leiam:

Formaríamos homens mais conscientes e menos violentos se eles entendessem, desde cedo, que cuidar de bebês, cozinhar, limpar a casa não são tarefas atreladas a um gênero, mas algo de responsabilidade do casal. Não há nada mais anacrônico do que tomar como natural que o homem deve sair para caçar e a mulher ficar cuidando da tenda no clã. -  Leonardo Sakamoto

3 comentários:

  1. Retribuindo sua visita e apreciando seus trabalhos.
    Uma boneca mais linda do que a outra!!
    Parabéns.
    Que Deus continue abençoando e te capacitando cada dia mais.
    Beijos.
    Cláu

    ResponderExcluir
  2. Que interpretação mais lógica e verdadeira! Além de tudo isso, também tem a simples questão BA é delicioso ter uma coisa assim fofa nos braços! Pude eu escolher, adotaria a sereia! Ficou fofa demais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que interpretação mais lógica e verdadeira! Além de tudo isso, também tem a simples questão BA é delicioso ter uma coisa assim fofa nos braços! Pude eu escolher, adotaria a sereia! Ficou fofa demais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir